Prêmios e Certificados
O Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia aderiu ao Programa em outubro de 2018, obteve 28 pontos.
O programa Green Kitchen é indicado para restaurantes que queiram aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes e sua região, levando em consideração aspectos sociais e ambientais.
É conduzido por uma comissão de profissionais multidisciplinares do setor de food service, com participação de nutricionistas, arquitetos e jornalistas especializados, baseado em critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade social e ambiental.
Gestão de Segurança
O HMMU fundamenta suas ações assistenciais, desde o início das atividades, nos princípios de qualidade assistencial e de segurança do paciente. O seguimento de rotinas e protocolos pré-estabelecidos e validados, bem como o desenvolvimento de estratégias locais a partir da busca compartilhada e multiprofissional por melhorias, tem possibilitado grandes avanços, apesar das dificuldades enfrentadas. A evolução no processo de acreditação hospitalar é outro fator de estímulo ao amadurecimento institucional, estando o Hospital Acreditado em Nível 2 e pronto para alcançar o nível 3 de certificação pela ONA/IQG.
O conceito de segurança do paciente foi expandido para o “Cuidado Seguro”, frente à constatação de que uma assistência adequada só pode ser prestada se garantida a segurança dos profissionais, do meio ambiente e da própria instituição.
O hospital conta com um Núcleo de Segurança do Paciente atuante, composto por representantes de setores assistenciais, de apoio e administrativos que, em reuniões periódicas, define ações de segurança baseadas nas notificações de incidentes recebidas pela Gestão de Riscos.
Elegeu-se 16 Práticas de Segurança que vêm sendo implantadas gradualmente. Paralelamente, algumas atividades são realizadas como forma de consolidar a cultura de segurança, tais como: Semana do Cuidado Seguro, capacitação de gestores em temas da qualidade e segurança, projetos de formação de lideranças e a pesquisa anual de avaliação de cultura de segurança.
Os grandes desafios da Gestão de Riscos são o estímulo contínuo à notificação de incidentes, a maior agilidade no esclarecimento de eventos, a descentralização da gestão de riscos e a inserção dos pacientes e familiares no planejamento do cuidado.
Por tudo isso, acreditamos ser possível oferecer tratamento digno e de qualidade aos nossos pacientes do SUS.